Não é fácil cuidar dos cabelos no inverno, período em que normalmente usamos mais o secador, abusamos dos banhos quentes, e por aí vai…

Além dos cuidados diários em casa e no salão de beleza, não podemos esquecer da alimentação. Aliás, tudo começa na mesa. Alimentos ricos em nutrientes ajudam a manter os fios bonitos e saudáveis. Além disso, é preciso se hidratar bem, beber de oito a dez copos de água por dia, dar preferência a alimentos frescos, evitar os enlatados, chás, cafés, bebidas alcoólicas e todas essas recomendações que já sabemos.

Certos alimentos ajudam a combater a queda, a opacidade e o ressecamento dos fios, por exemplo.

Veja a propriedade de alguns alimentos.

  •  Pepino – é rico em silício e enxofre. Fortalece o cabelo e estimula seu crescimento.
  • Cenoura – também age no fortalecimento dos cabelos.
  • Vinagre – o vinagre de maçã age contra queda de cabelos. Os resultados são obtidos tanto pela ingestão como pelo uso tópico.
  • Alecrim – Combate a queda de cabelos com o uso externo. Você pode friccionar o alecrim direto no couro cabeludo.
  • Clara de ovo – rica em proteína, é excelente para dar brilho. O uso pode ser interno e externo.
  • Carnes vermelhas – altamente ricas em proteínas, ferro e vitamina do complexo B (se ficamos sem ele, os cabelos tendem a ficar fracos e quebradiços, provocando a queda).
  • Abacate e azeite de oliva – por serem oleaginosos, eles ajudam os cabelos secos. O uso pode ser interno e externo.

cabelo

MINERAIS ESSENCIAIS PARA A SAÚDE

  • Magnésio – é essencial na formação de proteínas (como a queratina), que constitui os fios.  Alimentos: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.
  • Cálcio – a deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços. Fontes: leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.
  • Sódio – ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho. Alimentos: frutos do mar, tomate, aipo e tofu.
  • Potássio – é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. Alimentos: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol.
  • Zinco – é ele que dá a força aos cabelos. Alimentos: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo.

Cultive hábitos saudáveis. Cuide-se bem!

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